Quem é a ICANN e como ela actua

O registro de domínios é controlado pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), órgão mundial responsável por estabelecer regras do uso da Internet. É uma entidade sem fins lucrativos e de âmbito internacional, responsável:

  • Pela distribuição de números de "Protocolo de Internet" (IP)
  • Pela designação de identificações de protocolo.
  • Pelo controle do sistema de nomes de domínios de primeiro nível com códigos genéricos (gTLD) e de países (ccTLD).
  • Pelas funções de administração central da rede de servidores.

 

Esses serviços eram originalmente prestados mediante contrato com o governo dos EUA, pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA) e outras entidades. A ICANN hoje cumpre a função da IANA, sendo um órgão vinculado à ONU.


Sendo uma sociedade de capital misto, a ICANN se dedica à manutenção da estabilidade operacional da Internet, à promoção da concorrência, a obter uma ampla representação das comunidades globais congregadas na Internet e ao desenvolvimento de uma política adequada à sua missão, com processos consensuais, implantados através da abordagem "bottom-up"(de baixo para cima).

Além disso, a ICANN é responsável por coordenar o controle dos elementos técnicos do DNS que garantem a "resolução universal", que ajuda os usuários da Internet a encontrar qualquer endereço válido. Isso é realizado através da supervisão da distribuição das identificações exclusivas usadas nas operações da Internet e a distribuição de nomes de domínio de primeiro nível (como .COM, .INFO, etc).


Outras questões de interesse dos usuários da Internet, como regras para transações financeiras, controle do conteúdo da Internet, mensagens eletrônicas comerciais não solicitadas (SPAM) e proteção de dados, não fazem parte das tarefas de coordenação técnica executadas pela ICANN.



Esta resposta foi útil?